Ação organiza fluxos, qualifica equipes e busca melhorar o atendimento à população de Cruzília.
A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Administração Municipal, iniciou em 7 de maio, no CRE – Clube Recreativo Encruzilhadense, uma ação de capacitação e alinhamento da Rede Municipal de Saúde de Cruzília voltada aos servidores da Atenção Primária à Saúde diretamente ligados aos novos indicadores do Programa Federal Brasil 360º. A iniciativa busca fortalecer a organização dos serviços, ampliar o conhecimento das equipes sobre a rede e melhorar a resolutividade do atendimento prestado à população.
Segundo as informações encaminhadas pela Secretaria, o trabalho vem sendo articulado desde fevereiro de 2026, com foco na organização dos fluxos de assistência, no uso dos sistemas de informação em saúde, como e-SUS, SISAB, SIAPS, CNES e SI-PNI, e no alinhamento com metas federais e estaduais. A proposta é qualificar a Atenção Primária à Saúde para atender com mais eficiência grande parte das demandas da população, reduzindo a sobrecarga dos serviços de urgências/emergências hospitalares, visto que possuímos capacidade em suprir e ter resolutividade entre 80 a 90% da necessidade populacional.
O processo incluiu etapas de reunião técnica, apresentação de roteiro de avaliação da rede municipal, visita técnica da consultoria, aplicação de questionário aos servidores e apresentação de relatório e diagnóstico técnico da Atenção Primária à Saúde. Também foram formalizados o termo de adesão à Rede Nacional de Dados em Saúde e a contratação da empresa Ícone – Tecnologia da Informação para apoio ao serviço.
A reunião inicial realizada em 7 de maio marcou a apresentação institucional do trabalho e integra um cronograma de novas capacitações entre a consultoria, a coordenação da Atenção Primária à Saúde e as equipes. Estão previstas atividades com Agentes Comunitários de Saúde em 15 de junho, com médicos e enfermeiros em 26 de junho e com dentistas da Equipe de Saúde Bucal em 29 de junho.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Cruzília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca aprimorar a gestão da rede, fortalecer os serviços da Atenção Primária e garantir mais eficiência no cuidado oferecido à comunidade.
– Data: 07/05/2026
– Local: CRE – Clube Recreativo Encruzilhadense
– Responsável pela ação: Administração Municipal e Secretaria de Saúde
Leitura rápida
A Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Administração Municipal, iniciou no CRE – Clube Recreativo Encruzilhadense uma ação de capacitação e alinhamento da Rede Municipal de Saúde de Cruzília voltada aos servidores da Atenção Primária à Saúde ligados aos indicadores do Programa Federal Brasil 360º. O objetivo é organizar os fluxos de assistência, qualificar o uso dos sistemas de informação em saúde, ampliar o conhecimento das equipes sobre a rede municipal e melhorar a resolutividade dos serviços, reduzindo a sobrecarga em urgências e emergências hospitalares. O trabalho vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2026, com etapas de avaliação técnica, diagnóstico e cronograma de novas capacitações para diferentes equipes da saúde.
Galeria de imagens









