Ouvidoria

O que é a Ouvidoria ?

É o meio de comunicação direto entre a sociedade e a Prefeitura Municipal, uma porta aberta para a cidadania.

É o espaço que permite ao cidadão colaborar com a qualidade dos serviços prestados.

É um serviço oferecido ao cidadão para que este possa se manifestar, fazendo denúncias, reclamações/críticas , pedindo informações/ solicitações , oferecendo sugestões de aprimoramento ou mesmo elogiando o desempenho da Prefeitura Municipal.

Apresenta-se como um instrumento autêntico da democracia participativa na medida em que transporta o cidadão comum para o âmbito do Poder Legislativo que ganha voz através do ouvidor, uma vez que suas manifestações/demandas são recebidas, analisadas e respondidas.

Para que serve a Ouvidoria ?

Para receber , analisar e responder as manifestações enviadas pelos cidadãos ( denúncias, elogios, informações/ solicitações , reclamações/críticas e sugestões) e buscar soluções, tendo em vista aprimorar a prestação do serviço público.

Para consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular.

Para contribuir e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura Municipal à população , sugerindo e recomendando providências.

A ouvidoria possibilita ao cidadão :

  • Enumerar falhas;
  • Sinalizar necessidades;
  • Sugerir alternativas;
  • Reafirmar os bons serviços prestados pela Instituição.

Tipos de manifestação

Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade/ ilegalidade na administração ou no atendimento do Poder Legislativo.
Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação por serviço prestado ou atendimento recebido pela Prefeitura Municipal
Solicitação de orientação ou informação relacionado à área de atuação da Prefeitura Municipal
Manifestação de insatisfação em relação às ações e serviços prestados pelo Poder Legislativo.
Idéia ou proposta para o aprimoramento dos processos de trabalho da Prefeitura Municipal

Situação da Manifestação

Em AndamentoManifestação cadastrada e em análise na Ouvidoria.
EncerradaResposta final da manifestação encaminhada ao Cidadão.
ArquivadaManifestação que apenas veicula conteúdo calunioso, difamatório ou injurioso contra agente Público ou a instituição será arquivada pela Ouvidoria.
InconsistenteManifestação com informações insuficientes ao seu processamento.

A Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527 de 18/11/2011) regulamentou as disposições constitucionais que asseguram a todo cidadão o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, bem como o acesso a registros administrativos e a informações sobre atos de governo.

Ajude a aprimorar os serviços públicos por meio de reclamaçõeselogios ou sugestões, ou ainda, registre uma denúncia.

Horário de atendimento da Prefeitura de Cruzília
Ouvidora: Bruna Oliveira Nunes
Rua Cel. Cornélio Maciel, 135 – Centro – Cruzília – MG – 37445-000
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 12:30h às 17:00h.
Telefone: 0800 090 0132

Acesse também a página: Horário de Funcionamento

O QUE VOCÊ QUER FAZER

O QUE VOCÊ PRECISA

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