Capacitação reforça preparo para urgências em Cruzília

Profissionais de saúde, Polícia Militar e equipe do Hospital Dr. Cândido Junqueira participaram de treinamento promovido pelo Núcleo de Educação Permanente do CISSUL – SAMU e pela Secretaria Municipal de Saúde.

A preparação para salvar vidas ganhou destaque em Cruzília nos dias 25 e 26 de setembro, com a realização de uma capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) – Suporte Básico de Vida, voltada a profissionais da área da saúde e forças de segurança. A ação teve como objetivo aperfeiçoar a atuação em situações de urgência e emergência, garantindo que o primeiro atendimento seja prestado com agilidade, segurança e dentro dos protocolos clínicos, até a chegada do recurso mais adequado.

O treinamento, realizado no Salão Nobre do Complexo Humano da Ventania, foi promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL) – SAMU em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A atividade contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, policiais militares e equipe de enfermagem do Hospital Dr. Cândido Junqueira.

Durante dois dias de capacitação intensiva, os participantes passaram por diferentes etapas de treinamento. Na quinta-feira (25/09), o foco foi o atendimento clínico, abordando protocolos de suporte básico de vida, avaliação inicial e estabilização de pacientes. Já na sexta-feira (26/09), as atividades foram voltadas ao atendimento a traumas, com simulações práticas de ocorrências, imobilizações e transporte seguro de vítimas.

A iniciativa integra as ações contínuas de formação e atualização profissional desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, fortalecendo a rede de atendimento de urgência e emergência no município. Com isso, Cruzília garante uma resposta mais eficiente em situações críticas, aumentando as chances de sobrevivência e recuperação dos pacientes.

Para informações sobre próximas capacitações, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

Pular para o conteúdo