13ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realizou, na última sexta-feira (2), no Salão Nobre do Complexo Humano da Ventania, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema foi “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e municípios. As responsabilidades da União passam principalmente pela formulação, apoio, articulação e coordenação de ações. Os estados, por sua vez, assumem a gestão da assistência social dentro de seu âmbito de competência, tendo suas responsabilidades definidas na Norma Operacional Básica (NOB/Suas).

Já a conferência realizada na Ventania abordou questões como qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas, universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços sociais e direitos no Suas, entre outros assuntos.

A Secretaria de Assistência Social agradece a todos que participaram, de forma especial às autoridades presentes, à equipe da Assistência Social, do Cras, do Programa Criança Feliz, da Padaria Comunitária, além da Infolock Papelaria e à Loja da Fram, pelo apoio. Parabeniza, ainda, a palestrante Betânia Maciel e todos que trabalharam sem medir esforços para a realização da 13ª Conferência.