A secretária da Cultura, dos Esportes e Turismo, Gisely Maciel, representou a Prefeitura de Cruzília, no “4º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais”. Realizado em Belo Horizonte (MG), de 28 até esta quinta-feira (30), o objetivo foi compartilhar projetos e experiências de trabalho. Além de Gisely, que também integra a diretoria da Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico das Águas como secretária, cerca de 2.260 inscritos participaram da programação, para viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas.

“A nossa secretária de Turismo, Gisely Maciel, nos representou no evento, uma vez que o turismo é de suma relevância para o nosso município, pois propicia novos negócios, renda e empregos para Cruzília”, disse o Prefeito Merola, parabenizando-a pelo empenho.

Também estiveram presentes no encontro o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior; o presidente do Circuito das Águas, Francisco Rosinei, prefeito de Dom Viçoso; a gestora do Circuito Flávia Ribeiro; e demais autoridades.

O evento foi realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), juntamente com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

“Nossa IGR apresentou produtos dos 14 municípios da região pertencentes ao Circuito das Águas. Cruzília exibiu queijos e, também, artesanatos da Associação Ninho da Arte, além do bolo de fubá com goiabada do projeto social da Padaria Comunitária, que foi o maior sucesso no evento”, informou Gisely.

A divulgação de ações que visam a geração de emprego, renda e estruturação, qualificação e profissionalização foi um dos principais escopos da inciativa, que busca viabilizar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.

Para Leônidas Oliveira, o “4º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais” contribuiu para o fortalecimento e a construção coletiva das estratégias de gestão pública.

“A realização do encontro com gestores marcou um momento único no planejamento das ações da Secult. É quando nos reunimos para apresentar e avaliar os projetos mais recentes, além de ser uma oportunidade também para anunciarmos novidades. O evento celebrou a criatividade na gestão pública e aproximou os gestores dos municípios e do Estado, o que é fundamental para compreendermos melhor as diferentes realidades. Essas trocas são necessárias para criarmos propostas mais qualificadas para a cultura e o turismo”, avaliou Leônidas Oliveira.

O encontro foi, assim, uma oportunidade para estabelecer uma interação maior entre os municípios e Estado, fortalecendo os vínculos. Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as ações que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento ampliou as possibilidades de conversas entre os gestores.

10 − 9 =